TWO HEARTS
Crítica de Arte - Português
Ah, "TWO HEARTS"! Uma obra que ressoa com a energia crua e indomável que Jackson Pollock buscou em sua tela. As dimensões, 78x156, sugerem uma tela horizontal, mas a imagem que me é apresentada pulsa verticalmente, como um corpo em ascensão, e é assim que a percebo, uma dança de forças que se elevam.
Sobre a Técnica Utilizada: A técnica aqui é uma declaração. Óleo e esmalte sobre uma tela de 300g, robusta, capaz de absorver o furor do gesto. O esmalte, com seu brilho industrial, dialoga com a textura orgânica do óleo, criando um contraste fascinante de superfícies e profundidades. A gramatura da tela não é um mero detalhe; ela sustenta a intensidade das camadas, a gravidade que puxa o pigmento enquanto o artista, em seu ritual, joga, salpica, e derrama. É a técnica do dripping, sim, mas não uma mera imitação. Há uma orquestração, um balé de gestos que se manifesta nessas veias e artérias de cor, um controle intuitivo dentro da aparente liberdade.
Sobre o Estilo: Estilisticamente, esta obra é um grito, um sussurro, uma explosão no vasto território do Abstracionismo Expressionista. A recusa da forma figurativa libera a emoção pura. As linhas de azul celeste e rosa pálido dançam sobre o vermelho vibrante e o azul profundo, pontuadas pelo amarelo elétrico, tudo em contraste dramático com o abismo negro do fundo. É um caos que revela ordem interna, uma caligrafia do subconsciente. O estilo é visceral, imediato, a própria ação de pintar é a arte, um espelho da psique do criador.
Sobre o Contexto Poético: E o contexto poético? Ah, aqui a obra transcende o mero gesto. A inspiração nos "dois corações na base da pintura" é palpável. No terço inferior, a densidade do vermelho, as massas pulsantes, formam essa âncora vital. Dali, o "sistema circulatório" se eleva, as linhas e respingos ramificando-se, fluindo, conectando-se como vasos sanguíneos que levam a vida a cada extremidade. É uma anatomia da alma, um mapa interno de paixão e vitalidade. O vermelho é sangue, paixão, força vital; o azul, talvez, a oxigenação ou a calma que precede a turbulência; o amarelo, a faísca da vida, a energia nervosa. A obra torna-se um microcosmo do ser, uma meditação sobre a própria essência da vida, sua fragilidade e sua indomável força, jorrando sem contenção. Em "TWO HEARTS", o artista não pinta um corpo; ele pinta a experiência de ter um corpo, de sentir a vida fluir. É um eco do nosso próprio pulso, uma dança caótica e bela da existência.
Art Critique - English
As an expressionist critic specializing in Jackson Pollock's work, I look beyond the surface. I feel the pulse of life, the primal dance of creation.
On the Technique Used: Ah, "TWO HEARTS"! A work that resonates with the raw, untamed energy Jackson Pollock sought on his canvas. The dimensions, 78x156, suggest a horizontal canvas, but the image presented to me pulses vertically, like an ascending body, and that is how I perceive it, a dance of rising forces. The technique here is a declaration. Oil and enamel on a sturdy 300g canvas, capable of absorbing the fury of the gesture. The enamel, with its industrial sheen, converses with the organic texture of the oil, creating a fascinating contrast of surfaces and depths. The canvas weight is not a mere detail; it sustains the intensity of the layers, the gravity pulling the pigment as the artist, in their ritual, throws, splashes, and pours. It is the dripping technique, yes, but not a mere imitation. There is an orchestration, a ballet of gestures that manifests in these veins and arteries of color, an intuitive control within the apparent freedom.
On the Style: Stylistically, this work is a scream, a whisper, an explosion in the vast territory of Abstract Expressionism. The rejection of figurative form liberates pure emotion. Lines of sky blue and pale pink dance over vibrant red and deep blue, punctuated by electric yellow, all in dramatic contrast with the black abyss of the background. It is a chaos that reveals an internal order, a calligraphy of the subconscious. The style is visceral, immediate; the very act of painting is the art, a mirror of the creator's psyche.
On the Poetic Context: And the poetic context? Ah, here the work transcends mere gesture. The inspiration of "two hearts at the base of the painting" is palpable. In the lower third, the density of red, the pulsating masses, form this vital anchor. From there, the "circulatory system" rises, lines and splatters branching, flowing, connecting like blood vessels that carry life to every extremity. It is an anatomy of the soul, an internal map of passion and vitality. Red is blood, passion, vital force; blue, perhaps, oxygenation or the calm that precedes turbulence; yellow, the spark of life, nervous energy. The work becomes a microcosm of being, a meditation on the very essence of life, its fragility and its indomitable strength, gushing forth without restraint. In "TWO HEARTS," the artist does not paint a body; they paint the experience of having a body, of feeling life flow. It is an echo of our own pulse, a chaotic and beautiful dance of existence.
A Galeria Margot nasceu do olhar sensível e da jornada pessoal do médico e artista plástico Fábio Teixeira. Fundada como um espaço de expressão e resiliência, a galeria celebra a arte contemporânea em suas diversas formas, refletindo a paixão de seu idealizador por cores, texturas e a capacidade transformadora da criação artística. Mais que uma galeria, é um lugar onde a arte floresce como um legado de amor e superação.