Análise Técnica A obra "HIDROGRAPHY" é uma composição abstrata e dinâmica de 83x113 cm, dominada por uma rica e variada gama de verdes e azuis. A paleta cromática é o coração pulsante da obra, onde, conforme o artista descreve, a mistura de esmalte com pigmentos de spray e tinta óleo resultou em uma complexa graduação de tonalidades. Observa-se a presença de verdes luminosos e profundos que se entrelaçam com azuis intensos e serenos. Pontos de branco e tons mais claros emergem, sugerindo espuma, reflexos da luz na água ou sedimentos.
A técnica empregada é fundamental para a materialização do conceito. A utilização de esmalte, mídia mista (água rás, secador de cobalto, óleo de linhaça) e tinta spray sobre canvas não preparado é crucial. O esmalte confere à obra um brilho particular e uma fluidez que se alinha perfeitamente com a representação da água. A água rás e o secador de cobalto são elementos técnicos cruciais que permitem ao artista controlar a viscosidade e o tempo de secagem, moldando os efeitos de fluxo e mistura das tintas. O óleo de linhaça enriquece as cores e proporciona uma textura mais encorpada, enquanto a tinta spray adiciona camadas de pigmento com características difusas e pontilhadas. A tela não preparada desempenha um papel vital, permitindo que a tinta interaja diretamente com as fibras, gerando absorções e expansões irregulares que acentuam a organicidade e a imprevisibilidade do tema aquático, resultando nas únicas "tonalidades de verde e de azuis" que o artista buscou. As transições entre as cores são fluidas, evocando a inconstância e a dinâmica dos corpos d'água, com as margens da tela apresentando tons mais escuros e saturados, que podem ser interpretados como profundidade oceânica ou a borda de um ecossistema.
Análise Conceitual O título "HIDROGRAPHY" estabelece uma investigação conceitual profunda, diretamente inspirada na ciência da hidrografia – a medição e descrição das características físicas de corpos d'água como oceanos, mares, rios e lagos, bem como as áreas costeiras adjacentes. Conforme o artista expressa, a obra nasce da emoção de ver um oceano esverdeado se misturando com riachos e rios em azul. Esta emoção é a força motriz por trás de cada escolha cromática e da dinâmica composicional.
A obra é uma investigação artística da interconexão complexa entre esses elementos aquáticos, traduzida para a tela através de uma linguagem abstrata e emocional. "HIDROGRAPHY" pode ser interpretada como uma representação poética e macroscópica dos sistemas aquáticos da Terra, vista como se fosse um mapa ou uma imagem de satélite com um toque onírico. Os tons esverdeados podem simbolizar a vitalidade da vida costeira, a presença de algas ou a pouca profundidade do oceano, enquanto os azuis evocam a imensidão, a pureza e a profundidade de rios abertos ou mares profundos. A fusão das cores, alcançada através da mistura de esmalte, pigmentos de spray e tinta óleo, não é apenas um feito técnico, mas um poderoso símbolo da interdependência ecológica e da contínua transformação do nosso planeta. A obra convida o espectador a uma profunda reflexão sobre a vastidão, a vitalidade e a vulnerabilidade dos ecossistemas aquáticos, e a intensa emoção que sua observação provoca, capturando um instante da perpétua dança e transformação da natureza aquática.
Análise Estilística Estilisticamente, "HIDROGRAPHY" se posiciona no campo do Abstracionismo Lírico e da Paisagem Abstrata. A composição é organicamente fluida e desprovida de um ponto focal rígido, o que encoraja o olhar a viajar livremente pela superfície da obra. As formas são amorfas, interconectadas e se assemelham a correntes, turbilhões e a confluência de massas de água. Há uma clara sensação de movimento contínuo e de uma paisagem aquática observada de uma perspectiva aérea, onde rios sinuosos encontram corpos d'água maiores. A obra transmite uma horizontalidade que remete à vastidão, mas com elementos verticais de fluxo, sugerindo o encontro de águas.
Não há uma fonte de luz explícita; a luminosidade é intrínseca à interação entre as tonalidades claras e escuras dos verdes e azuis. As áreas mais claras parecem refletir a luz, transmitindo uma sensação de iluminação da superfície ou águas rasas, enquanto as mais escuras sugerem profundidade ou sombras subaquáticas. Essa interação contribui para um senso de volume e tridimensionalidade, imersivo apesar da natureza abstrata. A maestria na manipulação da mídia mista e a intenção lírica do artista resultam em uma tela vibrante e dinâmica, que captura a essência da fusão aquática. A obra não apenas representa, mas encapsula a "emoção" da natureza em fluxo, oferecendo uma meditação visual sobre a beleza, a interconexão e a complexidade dos ambientes aquáticos.
ENGLISH
Technical Analysis The artwork "HIDROGRAPHY" is a dynamic abstract composition measuring 83x113 cm, dominated by a rich and varied range of greens and blues. The chromatic palette is the pulsating heart of the work, where, as the artist describes, the mixing of enamel with spray pigments and oil paint resulted in a complex gradation of hues. Luminous and deep greens interlace with intense and serene blues. Specks of white and lighter tones emerge, suggesting foam, light reflections on water, or sediments.
The employed technique is fundamental to the materialization of the concept. The use of enamel, mixed media (turpentine, cobalt drier, linseed oil), and spray paint on unprepared canvas is crucial. Enamel lends the work a particular sheen and fluidity that perfectly aligns with the representation of water. Turpentine and cobalt drier are crucial technical elements that allow the artist to control viscosity and drying time, shaping the flow and mixing effects of the paints. Linseed oil enriches the colors and provides a fuller texture, while spray paint adds layers of pigment with diffuse and dotted characteristics. The unprepared canvas plays a vital role, allowing the paint to interact directly with the fibers, generating irregular absorptions and expansions that accentuate the organic nature and unpredictability of the aquatic theme, resulting in the unique "shades of green and blue" that the artist sought to create. The transitions between colors are fluid, evoking the inconstancy and dynamism of water bodies, with the edges of the canvas featuring darker, more saturated tones, which can be interpreted as oceanic depth or the border of an ecosystem.
Conceptual Analysis The title "HIDROGRAPHY" establishes a profound conceptual investigation, directly inspired by the science of hydrography – the measurement and description of the physical characteristics of water bodies such as oceans, seas, rivers, and lakes, as well as adjacent coastal areas. As the artist expresses, the work stems from the emotion of seeing a greenish ocean mixing with streams and rivers in blue. This emotion is the driving force behind every chromatic choice and compositional dynamic.
The artwork is an artistic investigation into the complex interconnection between these aquatic elements, translated onto canvas through an abstract and emotional language. "HIDROGRAPHY" can be interpreted as a poetic and macroscopic representation of Earth's aquatic systems, viewed as if a map or a satellite image with a dreamlike quality. The greenish tones may symbolize the vitality of coastal life, the presence of algae, or shallow ocean depths, while the blues evoke the immensity, purity, and depth of open rivers or deep seas. The fusion of colors, achieved through the mixing of enamel, spray pigments, and oil paint, is not just a technical feat but a powerful symbol of ecological interdependence and the continuous transformation of our planet. The artwork invites the viewer to a profound reflection on the vastness, vitality, and vulnerability of aquatic ecosystems, and the intense emotion their observation evokes, capturing a moment in the perpetual dance and transformation of aquatic nature.
Stylistic Analysis Stylistically, "HIDROGRAPHY" is positioned in the field of Lyrical Abstraction and Abstract Landscape. The composition is organically fluid and devoid of a rigid focal point, which encourages the eye to wander freely across the work's surface. The forms are amorphous, interconnected, and resemble currents, swirls, and the confluence of water masses. There is a clear sense of continuous movement and an aquatic landscape observed from an aerial perspective, where winding rivers meet larger bodies of water. The work conveys a horizontality that refers to vastness, but with vertical flow elements, suggesting the meeting of waters.
There is no explicit light source; luminosity is intrinsic to the interaction between the light and dark shades of greens and blues. Lighter areas appear to reflect light, conveying a sense of surface illumination or shallow waters, while darker ones suggest depth or underwater shadows. This interaction contributes to a sense of immersive volume and three-dimensionality despite the abstract nature. The mastery in manipulating mixed media and the artist's lyrical intention result in a vibrant and dynamic canvas that captures the essence of aquatic fusion. The work not only represents but encapsulates the "emotion" of nature in flux, offering a visual meditation on the beauty, interconnectedness, and complexity of aquatic environments.
A Galeria Margot nasceu do olhar sensível e da jornada pessoal do médico e artista plástico Fábio Teixeira. Fundada como um espaço de expressão e resiliência, a galeria celebra a arte contemporânea em suas diversas formas, refletindo a paixão de seu idealizador por cores, texturas e a capacidade transformadora da criação artística. Mais que uma galeria, é um lugar onde a arte floresce como um legado de amor e superação.