PORTUGUÊS

"CHORO DA MATA" emerge como uma obra magistral do expressionismo ambiental contemporâneo com influências do abstracionismo lírico brasileiro e da arte gestual. Esta tela de proporções panorâmicas (70 x 100 cm) captura com extraordinária sensibilidade a experiência transcendente de contemplar a floresta amazônica desde um ponto elevado, transformando a vastidão verde em uma sinfonia visual de emoção e movimento. O artista emprega óleo e mídia mista sobre canvas com uma técnica que funde controle e espontaneidade, criando uma superfície onde camadas de verdes profundos, azuis atmosféricos e dourados solares se entrelaçam em um fluxo vertical que evoca simultaneamente lágrimas e chuva tropical – uma metáfora visual potente para o "choro" referenciado no título.

A composição é estruturada em torno de uma perspectiva horizontal que sugere o horizonte infinito da floresta amazônica vista de cima, com a linha divisória entre o dossel vegetal e o céu funcionando como eixo organizador do espaço pictórico. Os verdes dominam dois terços inferiores da tela em uma multiplicidade de tonalidades que capturam a diversidade botânica da Amazônia, enquanto o terço superior é dominado por azuis e brancos que evocam o céu tropical em constante transformação. Particularmente notável é a técnica de gotejamento controlado que cria linhas verticais descendentes atravessando toda a composição – estas linhas, em tons de azul, verde e dourado, criam um efeito visual que remete simultaneamente à chuva que nutre a floresta e às lágrimas que o espectador humano derrama diante da beleza avassaladora e da fragilidade deste ecossistema único.

A paleta cromática empregada pelo artista é simultaneamente naturalista e expressiva, ancorada nos tons de verde que dominam a experiência visual da Amazônia, mas transcendendo o meramente descritivo através da introdução de azuis vibrantes, amarelos luminosos e brancos etéreos que elevam a composição ao reino do emocional e do espiritual. Esta abordagem cromática estabelece um diálogo fascinante entre fidelidade à experiência perceptiva e transformação expressiva, permitindo que a obra funcione simultaneamente como uma evocação da floresta amazônica e como uma expressão dos sentimentos que sua contemplação desperta. A técnica mista empregada – combinando a tradicional pintura a óleo com elementos texturais e materiais diversos – confere à superfície uma qualidade tátil que complementa sua intensidade visual, sugerindo a complexidade sensorial da experiência amazônica.

O título "CHORO DA MATA" opera em múltiplos níveis simbólicos e poéticos, convidando a interpretações que entrelaçam o ambiental, o emocional e o espiritual. Por um lado, pode referir-se literalmente ao fenômeno da precipitação na floresta tropical – a chuva constante que é simultaneamente lágrima e nutriente vital. Por outro lado, sugere uma personificação da floresta, atribuindo-lhe a capacidade de chorar – seja de alegria pela sua própria exuberância vital, seja de tristeza diante das ameaças de destruição que enfrenta. Em um terceiro nível, pode referir-se à resposta emocional do observador humano – o artista ou o espectador – diante da beleza avassaladora e da fragilidade deste patrimônio natural brasileiro, transformando a experiência estética em um chamado à consciência ecológica.

Esta obra transcende categorias estilísticas convencionais para se estabelecer como uma contribuição significativa à arte contemporânea brasileira, inserindo-se na tradição de artistas que buscam capturar não apenas a aparência, mas a essência vital e espiritual da natureza amazônica. Ao transformar a experiência de contemplar a floresta desde um mirador em uma expressão visual de extraordinária potência emocional, o artista nos convida a reconsiderar nossa relação com este ecossistema fundamental – não apenas como recurso a ser explorado ou preservado, mas como presença viva com a qual estabelecemos uma relação emocional e espiritual. "CHORO DA MATA" estabelece-se assim como uma obra que é simultaneamente celebração da beleza natural brasileira e reflexão sobre nossa responsabilidade coletiva diante de sua preservação, unindo o estético e o ético em uma expressão visual de profunda ressonância contemporânea.

ENGLISH

"CRY OF THE FOREST" emerges as a masterful work of contemporary environmental expressionism with influences from Brazilian lyrical abstractionism and gestural art. This canvas of panoramic proportions (70 x 100 cm) captures with extraordinary sensitivity the transcendent experience of contemplating the Amazon rainforest from an elevated point, transforming the green vastness into a visual symphony of emotion and movement. The artist employs oil and mixed media on canvas with a technique that blends control and spontaneity, creating a surface where layers of deep greens, atmospheric blues, and solar golds intertwine in a vertical flow that simultaneously evokes tears and tropical rain – a potent visual metaphor for the "cry" referenced in the title.

The composition is structured around a horizontal perspective that suggests the infinite horizon of the Amazon rainforest seen from above, with the dividing line between the vegetation canopy and the sky functioning as the organizing axis of the pictorial space. Greens dominate the lower two-thirds of the canvas in a multiplicity of tones that capture the botanical diversity of the Amazon, while the upper third is dominated by blues and whites that evoke the constantly transforming tropical sky. Particularly notable is the controlled dripping technique that creates descending vertical lines traversing the entire composition – these lines, in shades of blue, green, and gold, create a visual effect that simultaneously references the rain that nourishes the forest and the tears that the human spectator sheds before the overwhelming beauty and fragility of this unique ecosystem.

The chromatic palette employed by the artist is simultaneously naturalistic and expressive, anchored in the green tones that dominate the visual experience of the Amazon, but transcending the merely descriptive through the introduction of vibrant blues, luminous yellows, and ethereal whites that elevate the composition to the realm of the emotional and spiritual. This chromatic approach establishes a fascinating dialogue between fidelity to perceptual experience and expressive transformation, allowing the work to function simultaneously as an evocation of the Amazon rainforest and as an expression of the feelings that its contemplation awakens. The mixed technique employed – combining traditional oil painting with textural elements and diverse materials – confers upon the surface a tactile quality that complements its visual intensity, suggesting the sensorial complexity of the Amazonian experience.

The title "CRY OF THE FOREST" operates on multiple symbolic and poetic levels, inviting interpretations that interweave the environmental, the emotional, and the spiritual. On one hand, it may refer literally to the phenomenon of precipitation in the rainforest – the constant rain that is simultaneously tear and vital nutrient. On the other hand, it suggests a personification of the forest, attributing to it the capacity to cry – whether from joy for its own vital exuberance or from sadness in the face of the threats of destruction it faces. On a third level, it may refer to the emotional response of the human observer – the artist or the spectator – before the overwhelming beauty and fragility of this Brazilian natural heritage, transforming the aesthetic experience into a call to ecological consciousness.

This work transcends conventional stylistic categories to establish itself as a significant contribution to contemporary Brazilian art, inserting itself in the tradition of artists who seek to capture not only the appearance but the vital and spiritual essence of Amazonian nature. By transforming the experience of contemplating the forest from a viewpoint into a visual expression of extraordinary emotional potency, the artist invites us to reconsider our relationship with this fundamental ecosystem – not just as a resource to be exploited or preserved, but as a living presence with which we establish an emotional and spiritual relationship. "CRY OF THE FOREST" thus establishes itself as a work that is simultaneously a celebration of Brazilian natural beauty and a reflection on our collective responsibility for its preservation, uniting the aesthetic and the ethical in a visual expression of profound contemporary resonance.

 

Sobre a loja

A Galeria Margot nasceu do olhar sensível e da jornada pessoal do médico e artista plástico Fábio Teixeira. Fundada como um espaço de expressão e resiliência, a galeria celebra a arte contemporânea em suas diversas formas, refletindo a paixão de seu idealizador por cores, texturas e a capacidade transformadora da criação artística. Mais que uma galeria, é um lugar onde a arte floresce como um legado de amor e superação.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Galeria Margot - CPF: 543.143.139-00 © Todos os direitos reservados. 2025